SERVIDORES DA PREFEITURA APRENDEM TÉCNICAS DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem técnicas de reaproveitamento de alimentos
Servidores de diversas secretarias fizeram o curso de Reaproveitamento de Alimentos na quinta-feira (03/10), no Banco de Alimentos, no Jardim Britânia. A capacitação integra a programação do Mês do Servidor, evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, para homenagear a categoria.

#PraCegoVer: Servidoras de diversas secretarias participam de curso de Reaproveitamento de Alimentos (Gabriel Batalha/PMC)

Ministrada por uma das nutricionistas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o curso demonstrou como utilizar os alimentos de forma integral, reduzindo o desperdício e aproveitando todos os nutrientes que as partes não convencionais podem oferecer, além de noções da Lei 11.346/2006 (que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências) e o montante relacionado ao desperdício alimentos no Brasil, que chega a R$ 1 mil/anuais por família.

O dado foi apresentado por um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que ouviu 1.764 famílias em todo o Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano passado. A pesquisa também revelou que os alimentos mais desperdiçados anualmente por família no país são: o arroz (28,33 Kg), a carne (25,76 Kg), feijão (20,60 Kg), frango (19,32 Kg) e o leite (5,15 L), sem contar o volume que se perde no trajeto entre o produtor e o consumidor.

No dia 21 de outubro (segunda-feira), às 14h, técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social e Cidadania promovem o curso de Horta e Temperos, no Banco de Alimentos. Trinta e cinco funcionários devem participar do treinamento que fornece técnicas para o plantio de hortaliças em casa e seus benefícios.

O Banco de Alimentos fica na Avenida Ministro Dílson Funaro, 287 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3887-3551.

Cultura e Saúde

#PraCegoVer Servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) assistem apresentação de balé ( Foto: Luís Gava/PMC).

Desde o dia 1º de outubro, os servidores têm sido surpreendidos por intervenções artísticas da Fundacc e da E-Brasil Estúdio e Escola de Música. Ao longo da semana, os colaboradores assistem às apresentações no formato “pocket show” (show de bolso/ de curta duração) de balé, MPB e música clássica.

A equipe da Secretaria de Saúde percorre os demais setores públicos municipais para agendar exames preventivos de câncer de mama e de próstata para funcionários. Nutricionistas das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania fornecem dicas alimentares para melhorar a qualidade de vida por meio de uma dieta saudável.

Mês do Servidor

A Secretaria de Administração deu início as atividades do Mês de o Servidor na última terça-feira (1º/10) e até o dia 31 de outubro, funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) e Câmara Municipal têm uma programação espacial com cursos, Olimpíada, prova pedestre, passeios, dicas de saúde, palestra motivacional, “stand up comedy”, intervenções artísticas, recuperação de crédito e a tradicional “Balada do Servidor”.

Em anos anteriores, a Secretaria de Administração promoveu a Semana do Servidor, com sete dias consecutivos de atividades esportivas, corporativas, culturais e lúdicas O Decreto-Lei nº 5.936, de 28 de outubro de 1943, do então presidente Getúlio Vargas, consagrou ao servidor público o dia 28 de outubro.

Informações

As informações sobre as atividades do Mês do Servidor podem ser obtidas no site https://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br/inscricoes/ ou na Escola de Governo pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668, WhatsApp (12) 99775-2420 ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br. A Escola de Governo está localizada na Av. Goiás, 615 – Indaiá.

Confira a Programação do Mês do Servidor da Prefeitura de Caraguatatuba
Dia Horário Local Atividade Vagas Inscrições
05/10 8h Cemug – Jardim Britânia Olimpíada dos Servidores Públicos Municipais (Sepuca) Conforme o regulamento da competição ESGOTADO
10/10 8h Teatro Mario Covas – Indaiá Encontro com Estagiários/ Palestra com o prefeito Aguilar Junior Não haverá inscrição Não haverá inscrição