SERVIDORES DE CARAGUATATUBA FAZEM CAPACITAÇÃO DE PROGRAMA DE GESTÃO ENERGÉTICA DA ANEELEL

Funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba fazem capacitação de programa de gestão energética da Aneel

Servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba participam do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM) do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até dezembro. As aulas são realizadas uma vez por mês, das 8h às 12h, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O curso visa capacitar os funcionários públicos municipais para o uso racional da energia elétrica, com ênfase na economia.

#PraCegoVer: O engenheiro eletricista Luiz Felipe Lacerda Pacheco falando sobre gestão energética para os servidores municipais (Foto: Lucas Camargo/PMC)

O treinamento teórico/prático é aplicado pela Eco-Power Soluções Tecnológicas Ltda., em parceria com a EDP Bandeirante e a Escola de Governo da Secretaria da Administração, mas sem ônus para a Prefeitura de Caraguatatuba.

A proposta capacita os servidores dos municípios, com foco na elaboração de programas de eficiência energética e mudança de hábitos, além de um planejamento para o uso eficiente da energia elétrica. Este planejamento se dará através da elaboração de um documento orientador conhecido como Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica (PLAMGE). O PLAMGE possibilita estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo de energia elétrica do município por um período de quatro anos.

#PraCegoVer: O engenheiro eletricista Luiz Felipe Lacerda Pacheco falando sobre gestão energética para os servidores municipais (Foto: Lucas Camargo/PMC)

 O conteúdo programático

A capacitação é ministrada pelo diretor técnico e comercial da Eco-Power Soluções Tecnológicas Ltda. e o engenheiro eletricista e especialista em iluminação, eficiência energética e finanças, Luiz Felipe Lacerda Pacheco. O curso foi dividido em cinco módulos de 4h de teoria e mais 20 horas de prática.

A parte teórica envolve: “Metodologia de Elaboração de PLAMGE’s, suas 7 Etapas e Atividades Associadas”; “Noções do Sistema Elétrico Brasileiro e a Importância da Eficiência Energética”; “Tarifação, Análise da Demanda e Fator de Potência”; “Noções Técnicas de Transformadores, Motores, Iluminação, Ar Condicionado e Energias Alternativas”; “O Software SIEM – Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobras/Procel”; “Elaboração de Projetos Eficientes com suas Análises Técnicas, Econômicas e Financeiras”; “Métodos de Controle do Consumo – Medição e Verificação e Cenários de Referência/Eficiência”; e “Elaboração de um Planejamento do Consumo de Energia Elétrica para o Município”.

Na parte prática do curso estão incluídas “Criação da UGEM – Unidade de Gestão Energética Municipal por Decreto”; “Utilização do Software SIEM – Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobras/Procel”; “Visitas Técnicas as Unidades Consumidoras do Município”; “Aplicação de Medidas Administrativas para Acabar com Excedentes de Cobrança”; “Elaboração de Projetos de Eficiência Energética”; e “Elaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGE”.

#PraCegoVer: O engenheiro eletricista Luiz Felipe Lacerda Pacheco falando sobre gestão energética para os servidores municipais (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Cursos

Os servidores interessados nos cursos oferecidos pela Escola de Governo da Prefeitura de Caraguatatuba devem preencher a solicitação de inscrição no site http://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br/ e encaminhá-la para o email escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br, com as assinaturas do chefe imediato e do secretário da pasta. Não são aceitas inscrições sem o preenchimento completo das informações e de servidores que fizeram os respectivos cursos em anos anteriores. O servidor precisa ser cadastrar em capacitações que serão aproveitadas no desempenho da sua função na secretaria.

As turmas serão completadas por ordem de envio das inscrições ou em dois dias úteis antes da data prevista para o início do curso.    A Escola de Governo está localizada na Av. Goiás, 615 – Indaiá.  Mais informações pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668,  WhatsApp (12) 99775-2420 ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br.