Servidores das UBS’s passam por capacitação de Manejo Clínico de Aleitamento Materno

Cento e quarenta e três servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) fizeram capacitação de Manejo Clínico de Aleitamento Materno entre os meses de julho e dezembro. O objetivo do curso foi atualizar os profissionais de saúde em relação à avaliação da mamada, traumas mamilares, dificuldades da amamentação, com foco para a diminuição do desmame precoce, apoio às mães com dificuldades para amamentar e prevenção da mortalidade materno infantil.

As aulas ocorreram nas UBS’s e na Escola de Governo da Prefeitura de Caraguatatuba, no Indaiá. Um novo grupo de funcionários passará pela capacitação no início de 2019.

A enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) da Secretaria da Saúde, Ana Cláudia Ferreira de Oliveira, e nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich, ministraram o treinamento.

A capacitação abordou tópicos relacionados à situação da amamentação, recomendações e políticas nacionais; vantagens do aleitamento materno; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio a amamentação; os dez passos para o sucesso da amamentação na Unidade Básica Amiga da Amamentação; anatomia da mama/ fisiologia da lactação/ pega e posição; ordenha, oferta de leite em copinho, translactação e relactação; composição do leite humano, problemas precoces e tardios da mama; problemas do bebê que dificultam a amamentação/ razões médicas; aceitáveis para complementação/ substituição do leite humano;  e problemas ortodônticos causados por bicos, chupetas e mamadeiras, entre outros assuntos.

A Escola de Governo está localizada na Av. Goiás, 615 – Indaiá.  Mais informações pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668,  WhatsApp (12) 99775-2420, http://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br/ ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br