Prefeito entrega certificados de capacitação a Agentes de Trânsito

Um grupo de seis agentes de trânsito, lotados na Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, recebeu ontem (11/12), das mãos do Prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o certificado de conclusão dos cursos de Formação em Agente de Autoridade no Trânsito e Atualização de Agente de Autoridade no Trânsito.

Esses agentes não puderam participar da cerimônia de formatura realizada no dia 27 de novembro, no prédio da Fundação Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), porque estavam trabalhando nas ruas no dia da cerimônia.

A cerimônia informal contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão PN Campos Júnior.

Aguilar Junior agradeceu a presença do grupo e fez questão de entregar o certificado a cada um deles. “É uma grande satisfação ver como nossos servidores aproveitam as oportunidades de aperfeiçoamento, oferecidas pela Escola de Governo do município. O aprendizado é um crescimento pessoal, mas tem também grande importância para a cidade”.

No total, foram formados 20 agentes no curso de Formação em Agente de Autoridade no Trânsito e 22 no curso de Atualização de Agente de Autoridade no Trânsito, do Centro de Estudos Avançados de Trânsito e Treinamento (CEATT).

O curso  

A capacitação atende o exigido pela  Portaria nº 94/17 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que institui o Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

O curso de Atualização de Agente de Transito realizado para os servidores veteranos foram abordados os seguintes temas: Noções de Direito, Legislação de Trânsito, Legislação Penal e Processual Penal, Fiscalização de Trânsito, Noções de Engenharia de Trânsito, Atendimento de Ocorrências de Trânsito, Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal e Noções sobre a Língua Portuguesa, com carga horária de 48 horas.

O curso de Formação de gente de Transito, totalizando 200 horas, envolveu as seguintes matérias: Legislação de Trânsito (LT), Engenharia de Tráfego e Sinalização da Via, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional. Participaram desta capacitação agentes veteranos e recém empossados.