Prefeitura forma Agentes de Trânsito em cursos de atualização e capacitação

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ontem (27/11), no prédio da Fundação Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a cerimônia de formatura de 42 agentes de trânsito lotados na Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

Participaram do evento o prefeito Aguilar Junior, o secretário da pasta, Campos Júnior e o diretor acadêmicodo Centro de Estudos Avançados de Trânsito e Treinamento (CEATT), Sírio Jwver Belmenique ministrou o curso.

Foram 20 agentes formandos no curso de Formação em Agente de Autoridade no Trânsito e 22 no curso de Atualização de Agente de Autoridade no Trânsito.

Durante a cerimônia, o diretor do CEATT disse que foi uma honra voltar ao município para oferecer o curso. “Os agentes estão nas ruas, que são as artérias da cidade.  Eles devem estar atentos à lei e à solução dos conflitos. Quanto maior for o seu conhecimento, mais possibilidades o agente tem de lidar com essas situações. Por isso é tão importante estar preparado, atualizado”.

Campos Junior também falou sobre a importância do curso e o poder de transformação sobre os agentes de trânsito. “A capacitação tem esse poder. Os agentes se transformam e também trabalham pela transformação da comunidade”.

O secretário destaca ainda: “Aprendo muito observando cada um dos agentes em atuação. Com eles eu sou o aluno e aprendo como cada um revela sua personalidade e como cada um enfrenta com coragem e determinação suas tarefas do dia-a-dia e suas vidas pessoais. Todos nós, nesse processo, somos educadores e transformadores de nossa cidade”.

O prefeito Aguilar Junior disse estar feliz por participar da cerimônia e agradeceu a todos os presentes. “É positivo ver nossos agentes aproveitando a oportunidade de capacitação e é gratificante poder proporcionar essa melhoria. Quando fiquei sabendo que há mais de 5 anos, os agentes não participavam de cursos como esse, vi a oportunidade de contornar essa defasagem e é por isso que hoje estamos aqui, após a missão cumprida”. Para o prefeito, a ação do agente de trânsito deve ser primeiramente no sentido de orientar, antes de punir.

O curso  

A capacitação atende o exigido  pela  Portaria nº 94/17 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que institui o Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executam atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

O curso de Atualização de Agente de Transito realizado para os servidores veteranos foram abordados os seguintes temas: Noções de Direito, Legislação de Trânsito, Legislação Penal e Processual Penal, Fiscalização de Trânsito, Noções de Engenharia de Trânsito, Atendimento de Ocorrências de Trânsito, Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal e Noções sobre a Língua Portuguesa, com carga horária de 48 horas.

O curso de Formação de gente de Transito, totalizando 200 horas, envolveu as seguintes matérias: Legislação de Trânsito (LT), Engenharia de Tráfego e Sinalização da Via, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional. Participaram desta capacitação agentes veteranos e recém empossados.