Agentes de Trânsito da Prefeitura fazem curso de capacitação

Agentes de Trânsito da Prefeitura de Caraguatatuba iniciaram hoje (03/09), na Escola de Governo, um curso de capacitação profissional, ministrado pelo Centro de Estudos Avançados e Treinamento/Trânsito (CEAT).

Participam da capacitação 20 agentes, entre recém contratados e veteranos, que terão aprenderão: Noções de Direito, Legislação de Trânsito, Legislação Penal e Processual Penal, Fiscalização de Trânsito, Noções de Engenharia de Trânsito, Atendimento de Ocorrências de Trânsito, Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal e até Noções sobre a Língua Portuguesa.

Com uma carga horária de 200 horas, o curso será encerrado no dia 08 de outubro e, no dia 15, será iniciado o curso de requalificação para os agentes mais antigos, que já tiveram as aulas anteriormente. O segundo curso será de 48 horas.

Para dar as boas vindas aos agentes, o Prefeito Aguilar Junior e o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, estiveram na Escola de Governo hoje pela manhã.

O Prefeito Aguilar Junior falou sobre a natureza do trabalho dos agentes de trânsito. “Eles são vistos como ‘chatos’, mas sabemos que exercem um trabalho de grande relevância. Eles sabem que, antes de multar, o importante é educar, alertar para a importância do uso do cinto de segurança, do respeito às faixas de pedestre e todas as regras no trânsito. A educação, o aconselhamento antes da multa é a forma como todos nós gostaríamos de ser tratados. Isso faz a diferença”.

Outra observação feita pelo prefeito é a de que os cidadãos de Caraguatatuba, tradicionalmente respeitam o trânsito. “Mas estamos continuamente trabalhando para melhorar ainda mais esse conceito que nos enche de orgulho”.

Campos Júnior agradeceu aos presentes destacando que parte dos agentes de trânsito aprenderam suas tarefas na prática ou com a vivência com os mais antigos na profissão. “A capacitação vem para complementar, para proporcionar uma troca de experiências.”

O secretário ressaltou: “Em matéria de curso, procuramos oferecer  o que há de melhor no país pois sabemos que a cidade é um ser em constante transformação e por isso, a necessidade de atualizamos sempre o nosso conhecimento”.